Comentários sobre tudo o que permeia nossas vidas... principalmente aquelas coisas que permeiam sem permissão! Sem obrigação de agradar ninguém, esse blog é pra gente comentar elogiando ou esculachando o que quisermos, tudo com embasamento, provando por A mais B porque adoramos algo ou achamos aquilo um lixo. Esculachar sim, mas tudo com uma explicação científica....

Sunday, October 02, 2005

Fuzil com nome de Pérola

Estáva aqui escrevendo um post novo pro meu outro blog ouvindo Jovelina Pérola Negra... tava empolgadão e tal, dá um clima bom, animado, bem típico das favelas e subúrbios do Rio... Não fui muito frequentador desses lugares e digo mesmo que há uma decada pelo menos eu nem me amarrava nesse som (pra quem não sabe, eu seguia uma tendendcia meio rapper/metaleiro/skatista/punk...), mas já que a gente cresce e o junto com o nosso bom gosto, aqui estou eu achando o máximo esses sambas de raiz... Eu ouço Teresa Cristina pra caramba, Velha Guarda da Portela e etc... Vejo o samba como um dos aspectos românticos do Rio antigo, junto com as rivalidades no futebol...

Ouvindo Jovelina, me lembrei de uma historinha que uma vez que se toma conhecimento, fica difícil de não associá-la à outra idéia. Me refiro à grande Jovelina Perola Negra e o fuzil AK-47 do lendário traficante Marcinho VP. Qual a ligação da sambista com a arma do traficante? Pra quem não sabe, o fuzil do Marcinho VP tinha o carinhoso nome de Jovelina , uma homenagem que o traficante fez à uma das divas do samba, da qual ele tinha profunda admiração e que certa vez, nos anos 80, fez um show na quadra da comunidade do Morro Dona Marta. A partir daquela data, a Automat Kalashnikova de Marcinho foi então batizada de Jovelina.

Daí então concluo...estive aqui ouvindo um som dela e ao mesmo tempo que curtia, ficava pensando: “ Nossa,que sambista espetacular...e olha que tem até fuzil com o nome dela....”
=)

Essa foi pra História




O que anda tocando na vitrola: Jovelina Pérola Negra - Sorriso Aberto

0 Comments:

Post a Comment

<< Home